Ensino fundamental

O aluno é sujeito de seu processo de educação

O Ensino Fundamental dá continuidade e consolida o processo de tomada de consciência, socialização e escolarização da criança, iniciado na Educação Infantil.
O trabalho no Ensino Fundamental: levar o aluno a construir seu conhecimento através de atividades integradas, dinâmicas e práticas, que despertam na criança o prazer de aprender. O conteúdo trabalhado em sala, e na escola como um todo, é instrumento para auxiliar o aluno a compreender o mundo e suas relações e os conteúdos, além de ligados à vida, ajudam a desenvolver a consciência de sua realidade pessoal e contextual (sociopolítica, histórico social e religiosa).
Nossa prática pedagógica, que através de discussões, debates, leituras, trabalhos individuais e em grupos além de outras atividades orientadas pelo professor, promove constantemente a comunicação interpessoal, possibilita a organização do pensamento de forma clara e precisa, leva o aluno a compreender as diversas leituras que se pode fazer da realidade do mundo em que vivemos, promove o desenvolvimento da sensibilidade, do senso estético e da imaginação e desenvolve o espírito científico ,o raciocínio lógico-matemático e o pensamento dialético.
O aluno é sujeito de seu processo de educação, queremos valorizá-lo, respeitando a bagagem que ele traz, através de sua experiência de vida e enriquecê-la com o currículo trabalhado na escola.
Queremos vivenciar uma relação dialógica que ajude no equilíbrio psicoemocional dos alunos e favoreça o espírito de cooperação entre eles.
É no Ensino Fundamental que a criança e o adolescente começam a se perceber como integrantes da sociedade, através da vivência de valores da justiça, liberdade e participação, despertam para novos modos de vida e para critérios mais coerentes de avaliação do que acontece à sua volta.
Defendemos um processo de trabalho em que a criança e o adolescente começam a participar da vida de seu país, percebendo e procurando respostas e explicações para as várias relações que estruturam o mundo em suas diversas dimensões.

Algumas utilidades

  • Em breve